Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
OLIVEIRA, Eliana Kefalás. O corpo da voz no corpo do texto: experiências de leitura em sala de aula. LTP [online]. 2010, vol.27, n.54, pp.57-64. ISSN 2317-0972.
A partir da montagem de um sarau e de um CD em uma escola particular de Campinas, procura-se, neste artigo, narrar e refletir sobre as instâncias da leitura no trabalho com poesia, de forma que o texto esteja vinculado às experiências dos alunos e não seja tomado como assimilação de conteúdos, de informações. Sendo assim, busca-se uma visão de leitura e escrita que leve em conta seu papel formador, transformador, atravessando o sujeito e a própria estruturação da linguagem. Para construirmos uma visão dinâmica, interativa da língua, é necessário pensar a linguagem em linguagens, tendo em vista uma comunicação global. O verbo não pode ser pensado fora desse entrelaçamento, já que a comunicação acontece em situações de produção concreta, nas quais não há separação entre palavras, gestos, sons etc. Dessa forma, talvez os alunos, ao escreverem e lerem seus poemas, estejam, não só implodindo em palavras instâncias humanas (acontecidas em diferentes linguagens), mas saboreando, tateando, experimentando a produção verbal: manuseio, ofício, tessitura.
Palavras-chave : Leitura; Vocalidade; Poesia.