Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
DALV, Maria Amélia. Escola e leitura: Carlos Drummond de Andrade no livro didático. LTP [online]. 2012, vol.30, n.58, pp.52-59. ISSN 2317-0972.
Apresenta -se o resultado de uma pesquisa bibliográfica em que se analisou um livro didático de língua portuguesa e literatura para o Ensino Médio, publicado recentemente no Brasil, tendo como recorte a poesia de Carlos Drummond de Andrade. O estudo fundamentou -se teórica e metodologicamente no pensamento de Roger Chartier, e concluiu que as representações culturais são matrizes de discursos e de práticas de leitura às quais interessa a didatização do mundo. Nosso trabalho se insurge contra o apagamento da dimensão de prática (e, portanto, de atividade) que toda leitura encerra, tendo em vista a proposição de objetos culturais que materializem representações menos lineares, monolíticas e homogêneas do mundo, subvertendo, assim, as visões hegemônicas de leitura, literatura e materiais didáticos
Palavras-chave : Livro Didático; Ensino de Literatura; Ensino Médio.