Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
FINCO, Daniela. Encontro com as diferenças na educação infantil: meninos e meninas nas fronteiras de gênero. LTP [online]. 2013, vol.31, n.61, pp.169-184. ISSN 2317-0972.
O artigo problematiza o conceito de infância, buscando revelar as diferenças que meninos e meninas carregam e as suas ações sociais, constitutivas de infâncias plurais, destacando suas particularidades e diferenças. Aborda as interações entre professoras e crianças em geral e, especialmente, as crianças que transgridem os padrões de gênero que lhes são impostos, dando significados e estruturando suas experiências sociais. Com o foco nos estudos de gênero busca um exercício de superação das amarras do pensamento único, propõe um trabalho de desconstrução da naturalização dos conceitos de criança e de infância que implica questionar a sua relação com os adultos, buscando compreender a ordem que constrange as suas vivências. Destaca a educação infantil como um espaço coletivo, um espaço de reflexões sobre o respeito à diversidade e também um espaço para favorecer a diversidade das infâncias
Palavras-chave : Infância; Gênero; Educação Infantil.