Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
FRANCO, Wagner Ernesto Jonas. Gestos de interpretação em favor de uma leitura múltipla. LTP [online]. 2016, vol.34, n.66, pp.47-59. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n662016059.
O objetivo deste trabalho é compreender os gestos de leitura e interpretação de que o sujeito-aluno lança mão diante do texto e a forma como se constitui autor a partir deles. Para isso, analisar-se-á a descrição escrita de uma tirinha em quadrinhos lida pelos alunos em uma oficina de escrita na escola em que estudam em Pouso Alegre-MG. A base teórico-metodológica é a Análise de Discurso de linha francesa. Com esse estudo concluiu-se que é constitutivo do sujeito o caráter heterogêneo da língua: os alunos possuem diferentes relações com a língua(gem), e o trabalho com textos autênticos, relevantes e valorizados socialmente pode contribuir para melhorar a leitura escolar e o posicionamento como autor do que escreve.
Palavras-chave : Gestos de Leitura; Sujeito; Texto; Linguagem.