Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Leitura: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 0102-387Xversão On-line ISSN 2317-0972
Resumo
TOMASI, Áurea Regina Guimarães; BARROS, Lúcio Alves e SILVA, Sara Clementina. Práticas e condições de produção de leitura: percurso biográfico de estudantes de Pedagogia. LTP [online]. 2016, vol.34, n.68, pp.29-43. ISSN 2317-0972. https://doi.org/10.5965/0102-387Xv34n682016043.
Este texto trata de parte de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer as práticas de leitura de estudantes de graduação em Pedagogia. Partiu-se do pressuposto de que sua familiaridade e seu traquejo com as práticas de leitura são fundamentais para a formação docente e para que, em um futuro próximo, eles possam formar leitores em suas práticas profissionais como pedagogos. Fundamentado principalmente na Sociologia da leitura, este estudo buscou conhecer as condições de produção das práticas de leitura no percurso biográfico, desde os primeiros contatos com a leitura em casa e na família, passando pelo ensino fundamental, até o curso de Pedagogia. Optou-se por uma metodologia qualitativa, entrevistando estudantes de três instituições de ensino superior. Constatou-se que os entrevistados consideram de grande importância as modificações que as práticas de leitura provocaram em suas vidas e na formação docente.
Palavras-chave : Práticas de Leitura; Formação de Pedagogo; Percurso Leitura.