SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número21IMPLANTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO SINAES: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIORESTUDOS BASEADOS NA PRÁTICA PARA UMA APRENDIZAGEM BASEADA EM COMPETÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

OLIVEIRA, Renata Araújo Jatobá  e  SILVA, Magna do Carmo. A GESTÃO DA AVALIAÇÃO PELA INTERMEDIAÇÃO PLANEJADA NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e75419.  Epub 25-Mar-2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133875419.

Neste texto, analisa-se como duas professoras estabelecem relação entre os direitos ou competências sobre leitura e escrita, a gestão da avaliação pela intermediação planejada nas aprendizagens e o avanço das crianças no ciclo de alfabetização/Cours Préparatoire - CP/Cycle2 - ao longo do ano. A fundamentação teórica expõe a gestão do ensino e da avaliação para a alfabetização e letramento. A metodologia é qualitativa e retrata a organização do trabalho pedagógico no Brasil e na França. Para a análise, foi utilizada a análise de conteúdo. O resultado indicou que a gestão do ensino está pautada na construção do estilo profissional e que à gestão da avaliação, pela intermediação planejada, acontece quando o docente reflete a prática e a refaz para atender à heterogeneidade das aprendizagens.

Palavras-chave : alfabetização; ensino; avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )