Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional
versão On-line ISSN 2318-1338
Resumo
MARQUES, Sâmela de Souza Costa e VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. SUPORTE A TRANSFERÊNCIA DE TREINAMENTO: UMA AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DE UMA AUTARQUIA FEDERAL. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e74192. Epub 12-Dez-2023. ISSN 2318-1338. https://doi.org/10.5902/2318133874192.
Por meio deste texto, apresenta-se resultados de um estudo pelo qual se avaliou o suporte à transferência de treinamento após a conclusão de um curso. Baseou-se no Modelo Integrado de Avaliação no Impacto de Treinamento - Modelo Impact -, o qual analisa a dependência entre os resultados de um treinamento e a existência de um ambiente organizacional favorável ao desempenho dos seus participantes. A abordagem avaliativa focalizou os participantes do curso, com dados coletados junto a trinta sujeitos por meio de uma escala de suporte à transferência, testada e validada semântica e estatisticamente. Entre os resultados situa-se a posição intermediária do suporte psicossocial dado pela instituição, o que aponta a importância de se refletir sobre o valor que pode ser agregado nos processos de trabalho por meio de capacitações que extrapolem a sala de aula.
Palavras-chave : avaliação; treinamento em serviço; suporte à transferência de treinamento.