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Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
SOUZA, José Edimar de. A escola isolada: contribuições e processos de escolarização em Novo Hamburgo, RS (1940-1952). Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.50, pp.219-238. Epub 07-Maio-2019. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1131.
O objetivo é analisar como a escola isolada contribuiu para os processos de escolarização em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, a partir de memórias de professores e alunos de duas escolas isoladas, do bairro Lomba Grande. Os aportes teóricos sustentam-se na história cultural a partir de Roger Chartier e Escolano Benito, bem como se vale da metodologia da história oral. Ao reconstruir o cotidiano das aulas nessa região rural, a partir da análise das memórias foi possível compreender um significativo percurso da história do ensino público municipal rural desse município. Nesse sentido, a forma de acesso à escolarização formal, entre 1940-1952, deu-se prioritariamente em escolas isoladas. A presença de escola nesse lugar cumpriu seu propósito de ensinar a ler, escrever, contar, além de colaborar para imprimir valores nesses sujeitos. Esses aspectos, analisados coletivamente, sugerem a constituição de identidades de pertencimento evidenciada nas memórias sobre culturas escolares.
Palavras-chave : escola isolada; memórias; ensino rural.