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Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
ECHALAR, Jhonny David; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira e ALONSO, Kátia Morosov. Produções científicas do GT 16 Educação e Comunicação da ANPEd entre 2011 e 2017: contribuições da análise bibliométrica para a qualificação da área. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.31-51. Epub 24-Out-2019. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1287.
Os dados e discussões que constituem este trabalho são oriundos de parte dos resultados de uma pesquisa em desenvolvimento cujo objetivo é compreender as perspectivas teóricas mais utilizadas nas discussões dos trabalhos aprovados no Grupo de Trabalho (GT) 16 - Educação e Comunicação, em eventos nacionais e regionais da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd). Para tal realizou-se o levantamento dos trabalhos disponíveis nas páginas online desses eventos, enquanto a sistematização e a análise dos dados foram alicerçadas por instrumentos das pesquisas bibliométrica e documental. O levantamento bibliográfico utilizou diferentes softwares para coleta, organização e análise dos dados, configurando-se a pesquisa como mista. Essa metodologia possibilitou observar uma maior representatividade das regiões Sul e Sudeste nos encontros nacionais, assim como um maior número de citações de autores dessas mesmas regiões nas referências analisadas. No que se refere aos encontros regionais, observa-se certa característica regionalista entre os autores-referência, mas também a inserção de outros considerados como citação indispensável, tais como Paulo Freire e Pierre Lévy, por exemplo. Em comum, os trabalhos do GT 16 utilizam mais expressivamente referências do campo da Comunicação, em relação ao da Educação, e evidenciam uma maior proximidade entre os referenciais teóricos utilizados por pesquisadores das regiões Sul e Sudeste nos encontros nacionais da Associação.
Palavras-chave : bibliometria; análise de referência; produção científica.