SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número51Blended learning na universidade. Denominações e modelosCompetências digitais e as demandas da sociedade contemporânea: diagnóstico e potencial para formação de professores do Ensino Superior da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CARVALHO, Isamélia Santos Guimarães; TEJADA, José  e  PEREZ, Katia Verónica Pozos. Formação docente para a educação a distância: a construção de competências docentes digitais. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.69-87.  Epub 24-Out-2019. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1296.

A formação docente é imprescindível na Educação a Distancia e deve estar planejada de acordo com as necessidades formativas do professorado e as demandas da sociedade digital, possibilitando ao professor a construção das competências docentes digitais. Planejar a formação docente em EaD, permite reconhecer uma nova realidade e novos modelos educativos, rompendo com antigos paradigmas para uma prática pedagógica reflexiva e autônoma. Neste artigo analisamos as competências digitais do perfil do professor da educação superior em seus diferentes níveis com o objetivo de estabelecer as necessidades formativas e planejar uma formação docente para os referidos professores. De acordo com este perfil docente se realiza um estudo qualitativo, de avaliação das competências digitais docentes, implicando as vozes dos protagonistas (professores e diretores) e se estabelecem as diferentes necessidades formativas, que darão forma a proposta formativa.

Palavras-chave : educação a distância; formação docente; competências docentes digitais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )