Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
CARVALHO, Isamélia Santos Guimarães; TEJADA, José e PEREZ, Katia Verónica Pozos. Formação docente para a educação a distância: a construção de competências docentes digitais. Sér.-Estud. [online]. 2019, vol.24, n.51, pp.69-87. Epub 24-Out-2019. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1296.
A formação docente é imprescindível na Educação a Distancia e deve estar planejada de acordo com as necessidades formativas do professorado e as demandas da sociedade digital, possibilitando ao professor a construção das competências docentes digitais. Planejar a formação docente em EaD, permite reconhecer uma nova realidade e novos modelos educativos, rompendo com antigos paradigmas para uma prática pedagógica reflexiva e autônoma. Neste artigo analisamos as competências digitais do perfil do professor da educação superior em seus diferentes níveis com o objetivo de estabelecer as necessidades formativas e planejar uma formação docente para os referidos professores. De acordo com este perfil docente se realiza um estudo qualitativo, de avaliação das competências digitais docentes, implicando as vozes dos protagonistas (professores e diretores) e se estabelecem as diferentes necessidades formativas, que darão forma a proposta formativa.
Palavras-chave : educação a distância; formação docente; competências docentes digitais.