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Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
MARTINS, Eliane Rodrigues e SANTOS, Geandra Cláudia Silva. O Pibid e a formação inicial de professores: contribuições à prática educativa inclusiva. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.345-365. Epub 01-Abr-2021. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1284.
O objetivo da pesquisa consistiu em investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Pedagogia, para a formação inicial de professores, como aspecto relevante à prática educativa inclusiva. A metodologia fundamentou-se na perspectiva qualitativa, por meio de pesquisa de campo. Participaram da investigação quatro professoras egressas da Pedagogia de uma universidade pública, as quais foram integrantes como bolsistas de iniciação à docência no subprojeto de educação especial inclusiva. Para a produção das informações, optou-se pela entrevista semiestruturada, questionário e análise documental. Os resultados demonstraram que as participantes avaliaram a experiência no Pibid como positiva, tornando a formação e a atuação profissional mais significativa por meio da articulação teoria e prática, que permitiu planejar e realizar atividades capazes de inserir, em certa medida, os alunos no currículo e ampliar as relações interpessoais, apesar da estrutura e organização excludente da escola. Conclui-se que as possibilidades construídas no Pibid ensejam aos futuros professores subsídios orientadores da problematização da realidade escolar e formulação de alternativas pedagógicas.
Palavras-chave : formação inicial de professores; Pibid; Pedagogia; educação especial; inclusão.