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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SEBASTI, Sabina; VIEIRA, Ana Gabriela da Silva  e  CAETANO, Márcio. Corpos sem órgãos versus cisheteronormatividade: os territórios do corpo nas artes, na sociedade e na escola. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.145-165.  Epub 28-Fev-2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1584.

O corpo sem órgãos consiste em um conceito que, embora tenha surgido com o dramaturgo Artaud, foi desenvolvido por Deleuze e Guattari para discutir as possibilidades múltiplas de experimentação do corpo, para além da sua estratificação enquanto organismo. Este artigo implica uma reflexão sobre os territórios do corpo em manifestações contemporâneas das artes visuais, acerca de sua funcionalidade, seus espaços e seus condicionamentos. Entende-se que a estratificação, a territorialização e a normalização dos corpos são perpassadas pelos desígnios da cisheteronormatividade, que exige deles determinadas condutas sexuais e de gênero. Considerando que a escola, conforme apontam as pesquisas de Foucault, representa uma instituição tradicionalmente voltada ao funcionamento da disciplina e da regulação dos corpos, tornando-os dóceis e aproximados da norma, nesse panorama, as artes, como campo de conhecimento, significam um caminho pedagógico para abordar e questionar os territórios do corpo, suas manifestações, assim como a multiplicidade inerente nele.

Palavras-chave : corpo sem órgãos; artes visuais; escola.

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