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Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
PEIXOTO, Joana. Tecnologias na mediação do trabalho pedagógico: uma nova perspectiva didática?. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.39-60. Epub 30-Maio-2022. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1586.
O presente artigo discute a natureza do trabalho pedagógico-didático tecnologicamente mediado, partindo da realidade concreta das práticas educativas prescritas e instaladas nas instituições educacionais brasileiras. Para tal, toma como referência o trabalho remoto adotado pelas escolas em todo o planeta, durante o distanciamento social imposto pela pandemia. O triangulo pedagógico (HOUSSAYE, 2013), modelo de representação da relação ou do processo pedagógico, é tomado como referência, com objetivo de demonstrar que o processo pedagógico pode se configurar de diferentes formas em função das distintas maneiras como se relacionam o professor, o estudante e o conhecimento. Mesmo que seja um elemento importante, a tecnologia não pode ocupar o papel central, sob pena de desvirtuar a própria natureza desta relação. Com base nesta discussão, propomos considerar o trabalho pedagógico-didático tecnologicamente mediado como atividade educativa cuja essência é a formação humana, demandando, assim, uma organização fundada nos elementos que compõem o ato didático, que são os objetivos, o conteúdo, a metodologia e a avaliação. Nesta perspectiva, não haveria uma didática da tecnologia na mediação do trabalho docente ou uma didática particular ao ensino híbrido, ou ainda uma didática específica para a educação a distância.
Palavras-chave : tecnologias e educação; didática; triângulo pedagógico.