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Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
SANTINO, Fernando Schlindwein e TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins. A produção do conhecimento sobre formação de professores indígenas e licenciatura intercultural: teses e dissertações no período de 2009 a 2019. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.59, pp.301-324. Epub 30-Maio-2022. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1517.
A formação de Professores Indígenas (PROIND), no Brasil, a partir da década de 1980, tem se constituído em um campo fértil e rico de pesquisas, refletindo a luta de vários setores da sociedade em prol dos direitos dos povos indígenas. Neste estudo, desenvolvemos uma pesquisa quantiqualitativa do tipo estado do conhecimento no campo da formação de PROIND, motivada pela seguinte questão: o que foi produzido nos últimos dez anos sobre a temática. O levantamento foi realizado com base nos descritores “formação de professores indígenas” e “licenciatura intercultural”, no Portal de Periódicos da CAPES e na base de dados BDTD, entre 2009 e 2019. Os resultados do estudo evidenciam múltiplas temáticas relacionadas a: saberes tradicionais e conhecimento escolar; Matemática; interculturalidade; história dos povos indígenas; implementação de curso intercultural; depoimento de coordenadores, professores, licenciandos e egressos sobre os modos de produção e hierarquia dos conhecimentos ditos “científicos” sobre os conhecimentos tradicionais indígenas; políticas públicas acerca da formação de PROIND; currículo intercultural com foco na realidade; relação teoria e prática e oficinas de estudo.
Palavras-chave : estado do conhecimento; formação de professores indígenas; cursos interculturais.