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Artigo
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Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
COUTINHO, Karen de Azevedo; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo e OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. Bullying homofóbico e religiosidade: representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.60, pp.83-103. Epub 30-Ago-2022. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i60.1525.
A homofobia é um fenômeno constantemente reiterado na escola; sua prática tende a causar nas pessoas LGBTQIA solidão, rejeição, resistência de pertença, sujeição e insegurança em relação aos demais. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é verificar se a homofobia faz parte do núcleo central das representações sociais de acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a prática de bullying nas escolas. Participaram da pesquisa 261 acadêmicos e, para a coleta de dados, foi utilizado o Teste de Associação Livre de Palavras. A Teoria das Representações Sociais orientou a análise dos resultados, os quais revelam que o bullying homofóbico não faz parte do núcleo central das representações sociais dos universitários, porém é um elemento que compõe as representações periféricas. Isto posto, considera-se necessária a proposição de estratégias de enfrentamento às diferentes formas de violência contra as pessoas LGBTQIA no contexto escolar.
Palavras-chave : homofobia; bullying; religião.