Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Internacional de Educação Superior
versão On-line ISSN 2446-9424
Resumo
FIORIN, Bruna Pereira Alves e PAVAO, Sílvia Maria de Oliveira. Ações Direcionadas à Permanência do Estudante Universitário: Um Olhar a Partir de Três Instituições do Rio Grande do Sul. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022017. Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8660398.
Esta pesquisa teve por objetivo identificar as ações voltadas à permanência do estudante universitário em três Universidades Federais do Rio Grande do Sul, buscando evidenciar a efetividade dos serviços de apoio e as ações com melhores resultados/maior impacto. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida a partir de dados coletados nas páginas institucionais da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Pampa, em entrevista semiestruturada (gravada em áudio e transcrita) com os 15 coordenadores dos setores que desenvolviam atividades voltadas à permanência dos estudantes nessas Instituições, e grupo de discussão. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que os setores pesquisados desenvolvem um trabalho essencial nas Instituições e que interferem diretamente na trajetória dos acadêmicos na universidade, na permanência e na conclusão de curso.
Palavras-chave : Aprendizagem; Educação superior; Inclusão; Permanência.