Introdução
O êxito na obtenção de lucro, tangível ou intangível, para manutenção da competitividade das Instituições de Ensino Superior (IESs) no universo onde se inserem, implicam na necessidade de aprimoramento dos múltiplos processos presentes nestas, conforme Emiliani (2005) e Sunder; Mahalingam (2017); inclusive processos acadêmicos. Por meio do processo acadêmico, composto por regras, insumos, tarefas, recursos e output - abordagem Supplier, Input, Process, Outputs e Customer (SIPOC), segundo aborda a ABPMB (2013), em inglês Association of Business Process Management Professionals International, obtém-se a ampliação da eficácia de formação no ensino superior.
Para aprimorar processos, em especial de formação de pessoal, segundo Longaraya e Ensslin (2014), Regueras et al. (2019), Gerasken e Kosilov (2017), Bregman e Molina (2017) e López (2014), é a certificação - emitida por organização independente e de representação de área, que serve de comprovação, mediante avaliação, se um serviço ou produto, atende a requisitos de qualidade previamente definidos.
A certificação que engloba formação de profissional é de interesse crescente em muitos países o que, segundo Bertrand (2005), pode ser explicado por múltiplas razões, a exemplo das necessidades de avaliação da eficácia dos sistemas de formação; de alinhar os objetivos das profissões às novas demandas do mundo do trabalho, portanto, à da economia, inovação, desenvolvimento e proteção do consumidor.
A ISO 9001, por exemplo, é uma norma de qualidade, que pode resultar em certificação, com reconhecimento mundial, sinônimo de reputação no mercado. Para certificação de serviços brasileiros, a exemplo de formação profissional, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) é o órgão normativo, destinado a fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à qualidade de produtos, além dos serviços, bem como através do apoio ao desenvolvimento de inovações tecnológicas; conforme Brasil (2011).
Conforme a (OECD) Organization for Economic Cooperation and Development, OECD (2015), as agências de desenvolvimento adotam o encorajamento ao pensamento crítico, cultura de adaptação e melhoria contínua, incentiva a inovação e reconhece que o único fracasso reside na incapacidade de aprender. Imbuídos nestes propósitos, o Reino Unido criou uma nova certificação de pessoal.
Para a certificação que envolve a formação de profissionais a verificação dos requisitos, também denominada avaliação de conformidade, envolve exames teóricos e práticos, análise de documento, do saber fazer - habilidades, do domínio de conhecimentos e das competências construídas para o exercício de profissões ou funções, e ainda, possivelmente, grau de escolaridade, estágios e outros INMETRO (2020).
A certificação profissional também pode atender trabalhadores que buscam o reconhecimento formal de saberes, conhecimentos e competências profissionais desenvolvidos em processos não formais de aprendizagem e na trajetória de vida e trabalho; conforme Rede Nacional de Certificação Profissional, Brasil (2014). Elaboração de itinerários de formação profissional e metodologias para identificação, avaliação e reconhecimento de saberes, conhecimentos e competências necessários ao prosseguimento de estudos ou ao exercício profissional; promoção de inclusão social e de produção, fomento, inserção, permanência e progressão no mundo do trabalho e na educação; além da articulação com políticas públicas de emprego, trabalho e renda são algumas funções e componentes que permeiam a certificação (BRASIL, 2014).
Desta forma fica evidente a multiplicidade de variáveis que podem compor a certificação e das possibilidades para sua implementação num processo, podendo definir tarefas e recursos, bem como ampliar a qualidade os outputs. O objetivo deste trabalho é identificar alternativas para implementação de certificação do processo acadêmico de IES, a partir da compreensão dos objetos efetivos de certificação - ‘o que certificar’, dos objetivos almejados nesta - ‘para que certificar’ e da materialidade dos exames envolvidos - ‘como certificar’.
Método
A pesquisa começou com a coleta de dados por meio da busca pela expressão 'certification’ nos resumos e nos títulos dos artigos revisados por pares, na base de dados científicos Scopus, em maio de 2020, com escopo temporal de 2000 a 2020, escritos em português, inglês ou espanhol sendo identificados inicialmente 1.551 registros (Figura 1).
Partindo dos artigos resultantes da seleção inicial, foi aplicado novo filtro através da busca da palavra ‘university’ nos resumos e títulos destes, com recursos disponibilizados pela plataforma Scopus, sendo removidos 1436. Em seguida foi efetuada a leitura dos resumos do grupo de artigos filtrados, para seleção dos que tratam de certificação na área educacional, restando um total de 20.
A partir da leitura dos artigos na íntegra, para identificação dos objetos de certificação, objetivos almejados e da materialidade usada na análise de conformidade desta, foram removidos 6, restando portanto14 artigos. Estudadas as referências dos artigos selecionados, 2 trabalhos foram acrescidos.
Resultados
Foram identificados 17 objetos - ‘o que certificar’, de certificação na área de educação: 14 de formação profissional, 1 de uso de recursos de aprendizagem baseado em tecnologia, 1 de conhecimento tradicional e 1 de hospitais de ensino (Gráfico 1).
A certificação dos hospitais universitários (HUs) teve por materialidade o estabelecimento de metas, dentre as quais destacam-se 3 voltadas para formação profissional. A materialidade - ‘como certificar’, da análise de conformidade da certificação foram 11 no total do corpus de artigos considerados (Gráfico 2).
Os supracitados elementos foram aplicados 28 vezes no total, pois há certificação que, para análise de conformidade, avaliam mais de um elemento. Exemplo a certificação em Neuropsicologia que aplica: treinamento, avaliações oral e escrita (Quadro 1).
Objetos de Certificação | Materialidade da Análise de Conformidade | ||||||||||
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Estabelecimento de Metas | Cooperação Internacional | Participação em Capacitação | Planos de Aulas Comentados1 | Avaliações Aplicadas Comentadas1 | Amostras de Trabalhos | Análise do Local de Trabalho | Avaliação Escrita | Avaliação Oral | Vídeos Com Tarefas de Trabalho1 | Realização de Pesquisa | |
Especialista em Anestesia | X | ||||||||||
Licenciatura - EUA Pearson Education | X | X | X | X | |||||||
Licenciatura - EUA NBC | X | X | X | X | |||||||
Treinamento de Neuropsicologia | X | X | X | ||||||||
Treinamento de Bibliotecário | X | ||||||||||
Licenciamento - Turquia | X | ||||||||||
Especialista em Medicina Paliativa | X | X | X | ||||||||
Curso de Gestão de Conhecimento Nuclear | X | ||||||||||
Formação de Engenheiro Elétrico | X | ||||||||||
Formação em Psicologia | X | X | |||||||||
Formação em Pediatria | X | X | X | X | |||||||
Uso de LMS | X | ||||||||||
Conhecimento Tradicional Agrícola | X | ||||||||||
Hospitais Universitários | X |
1Específicos de Licenciaturas, e junto a outras materializações compõem Portfólio.
Fonte: Os autores, 2020
Um total de 15 objetivos, a serem obtidos por meio da certificação, foram citados no corpus de artigos desta pesquisa (Gráfico 3).
Neste é preciso fazer a distinção entre complementar a formação acadêmica - correspondente a cursos de pós-graduação, por exemplo; e aprimorar o conhecimento profissional - relativo a capacitações para sintonizar o desempenho de um profissional a novas demandas do mundo do trabalho.
Na análise dos artigos foram identificadas 40 citações a objetivos, havendo objetos de certificações com mais de um objetivo (Quadro 2).
Objetivos de Certificação | Objetos de Certificação | ||||||||||||||
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Especialidade em Anestesia | Licenciatura - EUA NBC | Treinamento em Neuropsicologia | Treinamento para Bibliotecário | Licenciatura - Turquia | Especialista em Medicina Paliativa | Curso de Gestão em Conhecimento Nuclear | Formação de Engenheiro Elétrico | Formação em Psicologia | Formação em Pediatria | Uso de Recurso de Aprendizagem baseado em Tecnologia | Conhecimento Tradicional Agrícola | Hospitais Universitários | Licenciatura - EUA - Pearson Education | ||
Estimular a Inovação Tecnológica | X | X | X | X | |||||||||||
Ampliar o Capital Reputacional | X | X | X | ||||||||||||
Complementar a Formação Acadêmica | X | X | X | X | X | X | X | X | X | ||||||
Aprimorar o Conhecimento Profissional | X | X | X | X | X | X | |||||||||
Orientar a Aplicar de Verba Pública | X | ||||||||||||||
Aperfeiçoar o Processo de Gestão | X | X | X | X | |||||||||||
Melhorar a Qualidade do Ensino | X | X | X | X | X | ||||||||||
Fomentar a Educação Continuada | X | ||||||||||||||
Estimular a Aprendizagem | X | ||||||||||||||
Alicerçar a Reforma Educacional | X | ||||||||||||||
Desenvolver Cultura | X | ||||||||||||||
Formular Política | X | ||||||||||||||
Mante-se Competitivo | X | ||||||||||||||
Garantir Alto Desempenho e Segurança | X | ||||||||||||||
Legitimar o Conhecimento Popular | X |
Fonte: Os autores, 2020
Associados aos HUs constam ‘complementar a formação acadêmica’ e ‘aprimorar o conhecimento profissional’ porque a certificação nestes é por meio de metas, dentre as quais constam formação acadêmica para profissionais da área médica; e aprimoramento para os gestores.
Discussão
Com as certificações busca-se validar se produtos e serviços estão aptos a um mercado onde predominam incertezas e novidades, o que exige flexibilidade tecnológica e de resultados, além de processos aprimorados; portanto, não há objetos de certificação únicos, nem unicidade de perspectivas.
Segundo Jonker et al. (2017), a pós-graduação em Anestesia na Europa na maioria dos países mantém-se com foco no conhecimento com aprendizagem baseado no tempo; mas observa-se intenção de evolução para aprendizagem orientada a competências, apesar de ainda corresponder ao menor número de iniciativas.
A certificação (National Board Certification) NBC das licenciaturas dos EUA, foi analisada sob a perspectiva do impacto que causa na aprendizagem discente e as conclusões de Petty, Good e Handler (2016) é que de forma alguma confirmaram os resultados positivos esperados, porém os professores certificados relataram um aumento da compreensão de seus alunos, em sua reflexão e análise de seu ensino, levando a uma tomada de decisão baseada em dados nos esforços para melhorar os métodos docentes.
Já a certificação Pearson Education de licenciatura dos EUA foi apresentada na perspectiva dos supervisores dos futuros professores, os quais concluem que pareciam estar ajudando alunos-professores a vencer uma corrida e ganhar o prêmio de certificação; o que parecia distante da perspectiva da profissionalização - com resultados definidos principalmente em termos de desempenho profissional (DONOVAN; CANNON, 2018).
A certificação para Bibliotecários é considerada vital por Guo, Qinling e Lu (2014) devido à necessidade urgente de inovação nos modelos de serviços de biblioteca, incorporando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e consequentes novas formas de pesquisa, requerendo o aprimoramento das capacidades dos bibliotecários.
A certificação de professores da Turquia foi analisada quanto às causas de métodos de ensino que estimulam a cooperação discente - parte do programa de certificação pedagógica aplicado no país, conforme Çolak (2015). O autor aponta a necessidade de aumento das opções de técnicas de ensino e do tempo de capacitação destes.
Sobre a certificação em medicina paliativa, Bolognesi et al. (2013) esclarece que é um processo em andamento na Europa. Na Itália, ainda segundo o autor, há a necessidade de profissionais certificados em aproximadamente 450 unidades de saúde; e há iniciativas voltadas para desenvolver a cultura da Medicina Paliativa como disciplina nas IESs.
A certificação em ‘Gestão do Conhecimento Nuclear’, explicam Geraskin e Kosilov (2017), corresponde a um curso de formação avançada, tendo como público alvo especialistas da indústria nuclear. Para a certificação do engenheiro elétrico, Ali et al. (2018) entendem como necessário integrar aprendizagem, sistema de avaliação e resultados de aprendizagem. No Chile, segundo López (2014), existem três maneiras de obtenção da certificação em Pediatria: com aprovação em programa de pós-graduação, cumprindo os requisitos para formação em prática por 5 anos, ou tendo sido supervisor.
Por outro lado, a certificação em HUs, segundo Longaraya e Ensslin (2014), foi efetuada por meio de metas, dentre as quais há 3 que se voltam para formação profissional: atividades de aprimoramento da gestão hospitalar, educação em HUs e pesquisa; isto porque os autores esclarecem que é necessário adotar novos modelos de gestão, ensino e assistência para alinhar os hospitais-escolas ao processo de contratação do Sistema Único de Saúde (SUS), brasileiro.
Assim observa-se que há pontos considerados negativos, os quais podem servir de alertas: possibilidade de distanciamento da profissionalização, aprendizagem baseado no tempo em detrimento da que é orientada a competências e habilidades, carência de técnicas e do tempo necessário à capacitação almejada, integração inadequada entre aprendizagem, avaliação e feedback. A formação em prática pode ampliar as possibilidades de formas de capacitação contempladas nos processos de certificação. E o atendimento da legislação é algo que não se pode perder de vista nos processos de formação de pessoal.
Podem delinear ‘o que certificar’ no processo acadêmico de IES, por ter aspectos em comum com o ensino superior, ou pelos resultados positivos: o foco nas competências, como ocorre na pós-graduação da Anestesia e na formação do Bibliotecário, busca pelo aumento da compreensão discente e da reflexão docente a partir da análise de suas ações, considerando decisões pautadas em dados, conforme a certificação NBC, desenvolvimento de cultura como na certificação em Medicina Paliativa e nos HUs e adoção de novos modelos de gestão como proposto para os hospitais de ensino.
Desta forma, destaca-se ‘o que certificar em processos acadêmicos’: competências, habilidades e compreensão discentes, análise crítica docente sobre suas ações, cultura de implantação do processo e modelo de gestão.
Como Efetuar a Certificação do Processo Acadêmico
Houve predominância de: participação em capacitação ou treinamento, avaliação escrita e análise no local de trabalho. A certificação prevista pela reforma perpétua da educação dos EUA - NBC, envolve a análise de vídeo contendo prática de ensino complementada por análise crítica, amostras de trabalhos discentes contendo comentários docentes complementares (PETTY; GOOD; HANDLER, 2016). Já na certificação de formação em Neuropsicologia, segundo Denney (2010), há a revisão crítica de amostras de trabalho.
A avaliação teórica é aplicada em 6 formações profissionais estudadas, de Pediatria (LÓPEZ, 2014), de Psicologia (BREGMAN; MOLINA, 2017), de Engenheiro Elétrico (ALI et al., 2018), de Neuropsicologia (DENNEY, 2010), 2 de professor dos EUA (PETTY; GOOD; HANDLER, 2016 e DONOVAN; CONNAN, 2018). Segundo Denney (2010), para certificação em Neuropsicologia, além da prova escrita, há ainda a prova oral e treinamento; e as provas exploram o conteúdo da área, éticas e habilidades terapêuticas.
Os exames práticos foram denominados ‘análise no local de trabalho’ no presente estudo, e foram apontados como materialidade para análise de conformidade em 3 artigos: voltado para formação profissional de Psicologia (BREGMAN; MOLINA, 2017), de uso de recursos de aprendizagem baseado em tecnologia (REGUERAS et al. 2019), para conhecimento tradicional agrícola (LOBO; RIVAS, 2016).
Regueras et al. (2019) explicam que houve um crescimento na aplicação de Learning Management Systems (LMS) no ensino superior, visando complementar as aulas presenciais e favorecer a aprendizagem discente, e que os docentes têm solicitado a certificação de uso de recursos de aprendizagem baseada em tecnologia às IES.
Para formação de bibliotecários, Guo, Qinling e Lu (2014) esclarecem que o treinamento incluiu práticas de aulas inovadoras, estudo de casos, análises coletivas, apresentação de observações sobre experiências em serviço e procedimentos interativos por meio de plataforma de comunicação; com 97,85% de grau de satisfação.
Sobre a formação em Pediatria, López (2014) explica que das três maneiras de se obter a certificação, já citadas, o treinamento é realizado por 57% dos candidatos.
Segundo Donovan e Cannon (2018), os professores que obtêm a certificação Pearson Education apresentam percepção de que têm bom desempenho, sinalizando que o treinamento garantiu um ensino proficiente não se limitando a um certificado, garantindo empregabilidade, e também resultados vantajosos - capital reputacional, para a faculdade de educação, que demonstrou sua eficácia.
Quanto à avaliação, Jonker et al. (2017) explica que o treinamento baseado em competências e resultados desencadeou simultaneamente mudanças nos métodos de avaliação, os quais passaram a aplicar maior variedade de ferramentas, discussões baseadas em casos, simulação e avaliações do local de trabalho.
A análise no local de trabalho foi aplicada para legitimar o conhecimento tradicional agrícola, na formação em psicologia, e na certificação de uso de LMS.
Sobre avaliação há ainda uma proposta de análise periódica, aplicando mecanismos com análise de indicadores de monitoramento do desenvolvimento dos projetos institucionais, de forma a fornecer um retorno permanente para formular a ampliação dos benefícios para alunos e professores (BREGMAN; MOLINA, 2017).
E também há a proposta de autoavaliação, uma vez que a certificação NBC conduziu muitos dos alunos-professores a fazerem análises críticas sobre a conexão entre suas práticas e o aprendizado discente (PETTY; GOOD; HANDLER, 2016).
No estudo de Regueras et al. (2019), apesar da certificação ser de uso de um sistema de gestão, refere-se à formação profissional porque está intimamente relacionada ao alinhamento entre a prática dos profissionais às demandas do mundo do trabalho. Este alinhamento também é tratado por López (2014) ao apresentar as justificativas para haver recertificação na área de Pediatria. Ele cita: o avanço contínuo dos conhecimentos e práticas médicas e a velocidade com que os conhecimentos se tornam obsoletos.
Para destacar ‘como certificar’ o processo acadêmico de IES foram aplicados os mesmos critérios de seleção de ‘o que certificar’, ou seja, por apresentar pontos em comum com o contexto da IES, ou pelos resultados positivos. Desta forma, além de considerar as formações em Anestesia, Bibliotecário, Certificados NBC, Medicina Paliativa e HUs, da seção anterior, são acrescidas: uso de LMS, e formação em Pediatria.
Para que Efetuar a Certificação do Processo Acadêmico
A certificação em ‘Gestão do Conhecimento Nuclear’ visa atestar a construção de conhecimento para alto desempenho e operação segura de instalações nucleares, conforme Geraskin e Kosilov (2017). Segundo Petty, Good, Handler (2016), uma comissão norte-americana de excelência em educação identificou, há quase quarenta anos, que os EUA não eram vistos em primeiro lugar em comércio, indústria, ciência e/ou tecnologia; então concluíram que se a qualidade do desempenho dos alunos fosse melhorada, o país poderia obter vantagem competitiva global. Para tanto foi elaborado um plano para desenvolver, reter e recompensar professores talentosos por meio de certificação docente e estimular estudantes universitários a considerarem uma carreira de ensino.
Outra situação de aplicação de certificações em IES refere-se a dos hospitais universitários (HUs), implantada pelo Ministério da Saúde (MS), no Brasil, por meio de metas a serem alcançadas nas áreas financeiro, de gestão e educação, devido ao delineamento de uma nova relação entre o MS e Ministério da Educação (MEC) no tocante ao financiamento dos HUs (LONGARAYA; ENSSLIN, 2014).
Para aplicar a certificação com vistas à legitimação do conhecimento tradicional agrícola e aproximar universidade e sociedade, Lobo e Rivas (2016) consideraram práticas de campo realizadas por produtores agrícolas, registradas por meio de questionários; e seminários envolvendo doutorandos. Segundo os autores, esta iniciativa tornou possível produzir conhecimentos científicos a partir de soluções propostas pelos próprios atores locais, promovendo o desenvolvimento territorial.
O atendimento ao consumidor foi considerado nas pesquisas de Regueras et al. (2019), Petty, Good e Handler, (2016), por voltarem-se ao estímulo de aprendizagem; na de Geraskin e Kosilov (2017) por consideraram alto desempenho e operação segura de instalações nucleares; e na de Longaraya e Ensslin (2014) por formular política de prioridade para o SUS nos HUs.
Denney (2010), que trata sobre formação em Neuropsicologia, corrobora com a teoria proposta por Bertrand (2005) de que a certificação estimula a formação continuada. E, segundo o mesmo autor, se pressupõe que aprimora o conhecimento e a habilidade do profissional, logo é incentivada.
Aperfeiçoar modelos de gestão é outro objetivo de certificações, uma vez que avanços científico-tecnológicos, inovações, demandas contínuas da sociedade, obsolescência de conhecimento implicam na necessidade de aprimoramento de tarefas e ajustes de outputs na implementação de processos acadêmicos, por exemplo. Também consideraram este como objetivo: hospitais universitários, licenciamento na Turquia, legitimar conhecimento popular de ambiente agrícola e formação em gestão de conhecimento nuclear.
Outro exemplo é o capital reputacional que é indispensável para a sobrevivência no universo competitivo das IES. Denney (2010) afirma que a certificação aumenta a percepção pública e a credibilidade da área, bem como o crescimento pessoal do profissional, ao tratar sobre a certificação em Neuropsicologia. Sendo assim, o zelo pelo capital reputacional ainda se reflete sobre os profissionais em formação nas IES.
Quanto à certificação profissional estimular habilidades além das competências técnicas, conforme Bertrand (2005), a exemplo das relativas à comunicabilidade e civilidade, não foram identificados artigos, dentre os estudados; podendo este objetivo impulsionar ações futuras de certificações em IESs.
Assim, os objetivos da busca pela certificação dos processos das IES acadêmicas são: complementar a formação acadêmica, aprimorar o conhecimento profissional, melhorar a qualidade do ensino, aprimorar o processo de gestão, estimular a inovação tecnológica, entre outros.
Considerações Finais
Treinamento, ampla variedade de ferramentas de avaliação, portfólio, cooperação internacional, pesquisa, estabelecimento de metas e análise do local de trabalho correspondem ao ‘como certificar o processo acadêmico’, conforme a presente investigação. E ainda é necessário efetuar análises periódica, aplicando indicadores de monitoramento das metas; considerando a velocidade com que os conhecimentos se tornam obsoletos.
Os objetivos da certificação de processos acadêmicos de IES são: complementar a formação acadêmica, aprimorar o conhecimento profissional, melhorar a qualidade do ensino, aperfeiçoar o processo de gestão, estimular inovação tecnológica - ratificado por 4 estudos desta pesquisa, ampliar o capital reputacional - corroborado por 3 outros estudos, manter-se competitivo, manter talentos, aproximar universidade-sociedade, atender ao consumidor, adoção de formação profissional continuada, zelando pelo alinhamento entre a prática dos profissionais às demandas do mundo do trabalho.
A busca pela certificação visa garantir qualidade em produtos e serviços oferecidos ao consumidor. Em processo acadêmico, este último corresponde ao aluno - diretamente envolvido, e à sociedade - receptora dos produtos e serviços resultantes dos ofícios dos diplomados. A busca por qualidade pode alavancar soluções melhoradas, processos aperfeiçoados, menores custos e assim chegar-se a inovações. Como consequência, tais melhorias e aperfeiçoamentos se refletem positivamente na reputação das organizações e na capacidade dessas manterem-se competitivas.
A complementação da formação acadêmica, se faz necessária devido à necessidade dos profissionais ampliarem suas chances de empregos. A disseminação e aplicação crítica dos progressos da ciência e das tecnologias têm como consequência a alteração da relação entre os cidadãos e o entorno, e como requisito o aperfeiçoamento do ensino. Com a manutenção dos talentos, as universidades preservam suas chances de inovarem, manterem produtividade e oferecendo serviços de qualidade, devido ao know-how que é preservado, além do aumento das possibilidades de contínuo aprimoramento, com reflexos positivos sobre a competitividade, o que, por sua vez, é uma questão de sobrevivência, frente ao cenário em que as IESs se encontram - de mercado, independente se pública ou privada.
Logo, as certificações dos processos acadêmicos devem validar se práticas e conhecimentos estão balizados por ciência e tecnologia contemporâneas, bem como avaliar o estímulo à competência de aprender para evitar a obsolescência prematura de suas regras e seus outputs. Devem atestar o acompanhamento deste progresso para garantir eficácia na aplicação dos recursos, avaliação periódica de suas regras e possivelmente redelineamento dos resultados e zelo pelo seu capital humano.
A aproximação entre universidade e sociedade é necessária para identificação das demandas das comunidades, para beneficiar a sociedade por meio dos serviços e informações que as IESs podem oferecer; o que, por sua vez, norteiam a validação efetuada para certificação dos processos acadêmicos.
Prejuízos ao capital reputacional, com impacto negativo sobre a capacidade das IESs se manterem competitivas podem ocorrer se houver negligência na certificação da capacitação do consumidor-aluno ou com o atendimento do consumidor-sociedade; bem como com o aprimoramento do conhecimento profissional ou formação continuada que são indispensáveis para que o profissional mantenha seus empregos e sua formação em consonância com os avanços científicos e tecnológicos que ocorrem após sua formação; e exige que nos processos acadêmicas haja espaço para contato com os egressos. Evitar esses descuidos é essencial para a certificação da qualidade dos serviços e produtos que IESs oferecem.