Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
NARDI, ELTON LUIZ e BOIAGO, PAULA FERNANDA SILVEIRA. Contornos da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público em teses e dissertações da área da educação (1996-2015). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.3, pp.749-773. Epub 08-Nov-2019. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol34n32018.86209.
O artigo tem por objetivo refletir a respeito das características da produção acadêmica sobre gestão democrática do ensino público na Educação Básica, compreendidas as teses e dissertações da área da Educação publicadas no período de 1996 a 2015, constantes no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os dados foram submetidos a análise quanti-qualitativa e os resultados evidenciam um impulso no número de trabalhos no último Quadriênio do período, prevalecendo enfoques na interface com as políticas educacionais e em experiências concretas de gestão. Conclui que a dinâmica e o perfil das produções sugerem uma progressiva projeção do tema apoiada na dimensão política da gestão educacional.
Palavras-chave : Gestão democrática; ensino público; educação básica; produção acadêmica.