Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
SILVA, RUI DA. IMPACTOS E EFEITOS DE UM PROGRAMA DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PROVADAS: UM CASO NA GUINÉ-BISSAU. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.99-118. Epub 06-Dez-2019. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89874.
O artigo procura focar-se na experiência de um Programa bilateral de apoio à educação, no âmbito da ajuda pública ao desenvolvimento de Portugal, tendo por referência a Guiné-Bissau. Após explicitar as questões inerentes à transnacionalização da educação, à ajuda pública ao desenvolvimento e à privatização da educação, o texto discute os impactos e efeitos que o apoio à educação pública teve nas escolas privadas. Para tal, recorreu-se a um corpus documental, a entrevistas semiestruturadas e a grupos focais. A análise indica que o apoio às escolas públicas proporcionou, concomitantemente, apoio às escolas privadas, tendo ainda a intervenção funcionado como mediador curricular.
Palavras-chave : Guiné-Bissau; globalização; privatização; ajuda pública ao desenvolvimento, Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau.