Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
REAL, GISELLE CRISTINA MARTINS et al. ABANDONO, REPROVAÇÃO, REFORÇO ESCOLAR: RESPOSTAS DE DIRETORES AO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DA PROVA BRASIL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.249-268. Epub 06-Dez-2019. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.86902.
São apresentados resultados de pesquisa que caracterizou iniciativas de diretores municipais do Ensino Fundamental, via questionário contextual da Prova Brasil 2015, no que tange ao controle do abandono, reprovação, acompanhamento da frequência e ações de reforço escolar. O tratamento estatístico delineou o cenário nacional no que se refere às práticas declaradas por esses diretores, em interlocução com estudos da área. Os dados indicam existência de ações para enfrentamento do tema que, contudo, ainda apresenta índices desafiadores em relação ao abandono e à reprovação em escolas municipais.
Palavras-chave : Abandono e reprovação escolar; Ações de reforço; Diretores municipais; Questionário contextual; Prova Brasil.