Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
TEIXEIRA, RICARDO ANTONIO GONÇALVES; TEIXEIRA, UYARA SOARES CAVALCANTI; OLIVEIRA, WÂNIA ELIAS VIEIRA DE e RODRIGUES, ISABELA SEGATO. CLASSE HOSPITALAR: A GESTÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES COM EDUCANDOS EM IMINÊNCIA DE MORTE. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.2, pp.401-425. Epub 10-Dez-2019. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n22019.91144.
Este artigo objetiva compreender a atuação pedagógica de professores de classes hospitalares com educandos em iminência de morte. Utiliza-se de pesquisa exploratória de natureza qualitativa a partir da análise de entrevistas com professores que atuam ou atuaram nessas circunstâncias. Buscou-se referendar as principais políticas públicas que asseguram o atendimento educacional ao educando em tratamento de saúde. Os resultados do estudo sinalizam que lidar com alunos em iminência de morte é um desafio constante, entretanto, isso não impõe limite à prática do professor que respeita e entende a mediação da aprendizagem como uma forma de enfrentamento e de ressignificação da realidade.
Palavras-chave : Classe hospitalar; Núcleo de atendimento educacional hospitalar; Luto antecipatório; Educandos em iminência de morte.