Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
PINHEIRO, DANIEL CALBINO; PEREIRA, RAFAEL DIOGO e SABINO, GERUZA DE FÁTIMA TOME. Militarização das escolas e a narrativa da qualidade da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.667-688. Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95957.
Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica o trabalho tem por objetivo analisar as concepções e condições para a qualidade manifesta na defesa dos colégios militares e escolas militarizadas. Enquanto resultados mostraremos que por trás do resgate da pedagogia militar da educação, os padrões de qualidade reproduzem a mesma dinâmica dos sistemas de avaliação dos governos anteriores, silenciando ainda as condições materiais que legitimam os supostos desempenhos acadêmicos.
Palavras-chave : Qualidade da educação; colégios militares; militarização das escolas.