Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
FERNANDEZ, SILVINA JULIA et al. Políticas públicas, processos de planejamento e constituição dos sistemas educacionais em Brasil e Argentina: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.877-895. Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95309.
O artigo aborda os processos de planejamento educacional na constituição dos sistemas educacionais na Argentina e no Brasil através de um estudo comparativo com foco na formulação de políticas educacionais e seus modos de planejamento. Sob perspectiva qualitativa, a partir da bibliografia específica e da legislação que regula a política educacional em cada país, identificamos as características históricas e contextuais que colaboraram na definição de estilos de planejamento educacionais específicos desde os momentos de início de configuração institucional dos sistemas educacionais até 2016.
Palavras-chave : pesquisa comparada; planejamento educacional; política educacional; sistemas educacionais.