Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
SANTOS, ADRIANA REGINA DE JESUS e GONCALVES, JOSÉ ALEXANDRE. Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.980-997. Epub 21-Jul-2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.91572.
A pretensão deste artigo é compreender as categorias analíticas de Luckacs como elementos para uma ontologia da educação. tendo como foco entender as ideais “lukácsianas” e sua relação com os escritos de Dermeval Savian. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa bibliográfica. Ao término deste estudo constatamos que é por meio do entendimento da concepção ontológica do ser, que poderemos restabelecer os vínculos entre conhecimento e trabalho criativo.
Palavras-chave : Trabalho; Educação; Ontologia; Pedagogia Histórico-Crítica.