Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
LAGARES, ROSILENE; BRITO, KATIA CRISTINA FERREIRA CUSTÓDIO e SILVA, MEIRE LÚCIA ANDRADE DA. Gestão da educação em sistemas municipais de ensino no Tocantins: tensionamento entre princípio e método democráticos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.94-110. Epub 27-Jul-2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.96280.
O artigo apresenta exame do quadro normativo e de condições político-institucionais em sistemas municipais de ensino no Tocantins para a gestão democrática no campo da educação pública e características das dinâmicas de participação em suas comunidades escolares. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, documental e de campo. Os resultados mostram a presença de princípios/espaços/mecanismos essenciais à gestão democrática nos sistemas. Todavia, desnuda o tensionamento entre o princípio e o método democráticos. Evidencia a necessidade de aprofundamentos conceituais.
Palavras-chave : Gestão democrática da educação; Políticas educacionais; Legislação educacional; Educação municipal.