Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
FAVERO, MARIA DE LOURDES. PROEDES - Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade: origens e desenvolvimento. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.1, pp.357-381. Epub 27-Jul-2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99374.
O artigo apresenta a experiência da construção coletiva do PROEDES, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de 1987 a 2009. Situa o trabalho de investigação com o de resgate, recuperação e organização de fontes documentais, tornando-as acessíveis e colocando-as em relação até constituírem um conjunto, por meio do qual a memória coletiva passa a ser valorizada, instituindo-se em patrimônio cultural e oferecendo importantes subsídios para estudos e investigações, em um espaço que se constituiu como efetivo centro de pesquisa e documentação em educação brasileira.
Palavras-chave : Proedes; Documentação; Educação e Sociedade; Memória e Patrimônio Cultural.