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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
SORDI, MARA REGINA LEMES. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA E O DIÁLOGO COM AS CATEGORIAS DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1108-1127. Epub 20-Jan-2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104843.
Analisa-se a política de avaliação institucional participativa implemeada na rede municipal de Campinas com objetivo de identificar suas possibilidades emancipatórias a partir de categorias inspiradas em Sousa Santos. A base empírica do estudo envolve análise documental, observação e entrevistas com gestores das escolas. Confirma-se a potência dos processos avaliativos centrados na escola que valorizam o diálogo e a negociação com múltiplos atores envolvidos na construção da qualidade social da escola pública.
Palavras-chave : Avaliação Institucional; escola pública; qualidade social.