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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
TOMELIN, NILTON BRUNO e RAUSCH, RITA BUZZI. Contribuições do círculo de cultura à participação popular na gestão da educação básica: diálogos com Paulo Freire. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.906-920. Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112662.
A presente investigação tem como objetivo identificar possíveis contribuições do Círculo de Cultura à participação popular na gestão da educação básica numa perspectiva democrática. Trata-se de uma pesquisa teórica fundamentada no pensamento de Paulo Freire. O estudo sinaliza que uma gestão democrática na educação básica, nesta perspectiva, implica em assumir valores, como comunhão, iniciativa, reciprocidade, comprometimento e solidariedade. Desta forma o Círculo de Cultura é uma alternativa possível à educação popular e ao protagonismo da participação popular na sociedade.
Palavras-chave : Círculo de Cultura; Gestão democrática; Paulo Freire; Participação popular; Educação popular.