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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
ARRIGONI, FERNANDO JOSÉ et al. Acesso ao ensino superior por meio de ações afirmativas no Brasil: Em busca de equidade social. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e120737. Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.120737.
O objetivo da pesquisa foi verificar se a diferença de desempenho acadêmico de beneficiários e não beneficiários de cotas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é reduzida em relação ao encontrado pelo Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). O ENEM é um exame realizado no Brasil ao final do ensino básico para o ingresso na educação superior, sendo que o CRA é obtido ao longo da trajetória acadêmica dos alunos na Universidade. A revisão da literatura enfatizou artigos sobre a política pública de cotas nas universidades públicas, desigualdades sociais e teoria do capital humano. A pesquisa quantitativa constatou que, ao se analisar o CRA, 64,91% das subvariáveis indicaram que não houve diferença no desempenho entre os dois grupos. A pesquisa qualitativa constatou que em 100% dos depoimentos dos cotistas de graduação foi expresso o sentimento de que o ingresso na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a obtenção do diploma resultaram em mudanças em suas vidas na perspectiva de aumento da autoestima e crescimento pessoal e profissional. O estudo acrescenta conhecimento ao campo das ações afirmativas no Brasil ao analisar os benefícios da política de Cotas para as minorias que têm acesso ao Ensino Superior. Na perspectiva prática este estudo contribui para a análise e apreciação desta política que completa 10 anos de existência.
Palavras-chave : Igualdade Social; Ação afirmativa; Cidadania; Sucesso acadêmico.