Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
ANDRIGUETTO JUNIOR, HAROLDO e GISI, MARIA LOURDES. Gerencialismo e performatividade: influências na prática da gestão educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e117220. Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.117220.
O artigo analisa a influência da lógica performativa e gerencialista nas práticas de gestão de escolas de educação básica de Curitiba (PR). Utiliza-se a abordagem qualitativa a partir de relatos de gestores educacionais, submetidos à técnica de análise de conteúdo. Com base nos estudos de Pierre Bourdieu e Stephan Ball, os dados revelaram que há forte influência do gerencialismo e performatividade nas instituições educacionais. Argumenta-se que tais teorias, de princípios mais racionalizantes, são insuficientes quando transpostas para as escolas, instituições estas complexas por excelência.
Palavras-chave : gestão educacional; gerencialismo; performatividade.