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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
CAMPOS, ELISABETE FERREIRA ESTEVES. Educação integral na política de ampliação da jornada escolar: perspectivas críticas em Paulo Freire. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e113609. Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.113609.
Trata-se de investigação que objetivou analisar dois Programas de jornada ampliada de uma rede municipal de ensino, com base na epistemologia do ciclo de políticas. No primeiro Programa, o atendimento em oficinas culturais no contraturno revelou a fragmentação curricular. O segundo Programa reorganizou o currículo em consonância com a BNCC, de caráter liberal e credencialista. Com os fundamentos de Freire, conclui-se que tais políticas, sob influências de grupos dominantes, implicam no debate sobre o conceito de educação integral, que requer a construção de fundamentos didático-pedagógicos para uma educação crítica e transformadora, que inclua todos os estudantes.
Palavras-chave : Educação integral; Políticas de jornada ampliada; Paulo Freire.