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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
ROCHA, ALESSANDRO ROBERTO e GONCALVES, WELLINGTON. Influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na satisfação de servidores públicos em uma instituição de ensino superior federal. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e110703. Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n12022.110703.
Os servidores públicos que atuam nas Instituições de Ensino Superior de âmbito federal têm percebido impactos de medidas restritivas impostas pelo governo brasileiro, o que tem refletido nas condições do ambiente de trabalho, bem como na estrutura da carreira desses profissionais. Nesse sentido, gestores de instituições públicas acabam por assumir desafios que ensejam a busca de alternativas capazes de mitigar resultados provocados pelo desestímulo e desmotivação de servidores. Diante deste contexto, o presente estudo teve por objetivo investigar fatores intrínsecos e extrínsecos que, na percepção dos servidores, exercem maior influência na satisfação para o trabalho. O aporte teórico, fundamentado na Teoria dos dois fatores de Herzberg, associado a um levantamento tipo survey possibilitou a obtenção de resultados capazes de oferecer aos gestores dessas instituições subsídios para a formulação de ações voltadas ao estímulo da força de trabalho. A unidade de pesquisa compreendeu o campus avançado de uma Universidade Federal localizada em Minas Gerais.
Palavras-chave : Satisfação no serviço público; Teoria dos dois fatores; Universidades Federais.