Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193
Resumo
FLACH, SIMONE DE FÁTIMA e LIMA, MICHELLE FERNANDES. (Indi)gestão democrática e (de)formação de gestores escolares por agentes privados. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2023, vol.39, n.1, e124331. Epub 25-Set-2023. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124331.
Este texto tem por objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre o princípio da gestão democrática e a formação de gestores escolares em municípios paranaenses que têm se curvado às propostas formativas de agentes privados. Para tanto, discute-se como o entendimento acerca da gestão, da gestão escolar e da gestão democrática pode interferir na qualidade da educação e como os agentes privados se apresentam ao poder público, assumem a formação dos profissionais da educação e se fortalecem. As análises, pautadas no materialismo histórico e dialético, demonstram que a intervenção privada na educação pública não ocorre sem intenções explícitas de reprodução ampliada do capital, sob a lógica de exploração da classe trabalhadora.
Palavras-chave : Gestão democrática; Processos de privatização; Formação de gestores escolares; Agentes privados.