Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
versão On-line ISSN 2447-746X
Resumo
CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. MEMÓRIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo [online]. 2019, vol.5, e019009. Epub 31-Maio-2019. ISSN 2447-746X. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9706.
Este artigo busca apresentar novas práticas educativas trazidas por uma proposta de Educação do Campo desenvolvida em um programa de Licenciatura no Brasil. Essas práticas buscam integrar o trabalho de formação docente ao desenvolvimento de atividades junto às comunidades rurais, em um projeto de resgate da memória local sobre a evolução dos meios de transporte na região. Para além de uma proposta de caráter escolar, o artigo procura mostrar de que maneira uma formação em Educação do Campo pode apontar para novas perspectivas políticas e sociais, contrapondo-se a uma visão instrumental da educação e oferecendo uma formação integral do ser humano.
Palavras-chave : Educação do Campo; Fotografia; Meios de transporte.