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Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de e CAVALCANTI, Fabio. O Novo Ensino Médio Paulista: velhas propostas de manutenção da dualidade estrutural e da precarização do ensino. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7317. Epub 28-Jun-2022. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7317.
A Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Curricular Comum propõem mudanças significativas para o Ensino Médio e estabelecem novas bases para a sua organização. O objetivo deste artigo é apresentar aspectos gerais da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Curricular Comum, especificamente a flexibilização do currículo e a centralidade assumida pelos itinerários formativos, tendo como referência o processo de implementação pela Secretaria da Educação no Estado de São Paulo do Novo Ensino Médio Paulista. É um estudo de caráter documental e bibliográfico. Como fontes primárias de análise, utilizaram-se os documentos curriculares e de gestão produzidos pela referida secretaria. Os resultados da análise corroboram os estudos de Ferretti (2018), Ramos (2019) e Ramos e Frigotto (2017): a Reforma do Ensino Médio fomenta incertezas, desqualifica o currículo, dificulta o acesso dos alunos das escolas públicas ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade e contribui para a manutenção da dualidade estrutural e para a destruição da educação pública.
Palavras-chave : Reforma do Ensino Médio; BNCC; itinerários formativos; Novo Ensino Médio Paulista.