SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Desafios e emergências da avaliação da aprendizagem no contexto de pandemia: impactos na profissão docenteDesafios teórico-transmetodológicos da pesquisa no legado freireano: religações em Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ZANELATO, Eliéte  e  SA, Ademilson Gonçalves de. Práticas educativas nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades no retorno presencial. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8644.  Epub 25-Mar-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8644.

O artigo em tela objetiva analisar os desafios e possibilidades presentes nas práticas educativas desenvolvidas com alunos do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Ariquemes, Rondônia. A sustentação teórica está pautada no Enfoque Histórico-Cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com duas professoras do 3º ano de uma mesma escola em agosto de 2021, mês em que houve retorno presencial dos estudantes. Os desafios estão relacionados com a dificuldade de acesso às crianças durante o período de isolamento social e com a compreensão dos pais acerca da relevância de algumas atividades. Já as possibilidades estão relacionadas às parcerias com a equipe pedagógica durante os planejamentos, com a elaboração de projetos e sequências didáticas, cujas atividades envolvem o diagnóstico de aprendizagem e promovem ativação das funções mentais dos estudantes.

Palavras-chave : práticas educativas; processo de ensino e aprendizagem; educação escolar..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )