SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Um processo educativo sui generis: a pedagogia para o amor em um idílio abrasileiradoEduca[n]ção intercultural: canções baseadas em contos para uma educação intercultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

OLIVEIRA, Jordane Lima Dias; LIMA, Augusto José Savedra  e  AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. A escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10905.  Epub 02-Jan-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10905.

Este estudo teve por objetivo explicitar o que as pesquisas do período de 2017 a 2021 evidenciam em relação à escola como lugar de aprendizagem docente. Para tal, utilizou-se como método a Revisão Sistemática de Literatura, em suas três fases: planejamento, condução e relato (Kitchenham, 2004). Para a análise dos dados, empregou-se a Espiral de Análise proposta por Creswell (2014). Os resultados evidenciaram uma categoria central, seguida de quatro subcategorias, que confirmam a escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente, em quatro aspectos: na formação inicial, no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cooperação com a escola; na formação continuada, quando reconhecidas as necessidades formativas dos professores; na realidade vivenciada na escola, onde as práticas são reconstruídas; e nos saberes experienciais compartilhados no meio escolar.

Palavras-chave : saberes do docente; processos de ensino-aprendizagem; revisão de literatura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )