SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A escola como lugar privilegiado de aprendizagem docenteAprendizagem da docência na pandemia: o Programa de Mentoria On-line da UESB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

MUNOZ, Juan Rafael Muñoz  e  GONZALEZ-MARTIN, Javier. Educa[n]ção intercultural: canções baseadas em contos para uma educação intercultural. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10617.  Epub 02-Jan-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10617.

O canto é uma das principais atividades desenvolvidas no âmbito da educação musical, promovendo relações sociais e favorecendo a integração. A música é a principal protagonista desta atividade e a sua utilização como meio de promover a educação em valores e a interculturalidade é cada vez mais comum. A sua temática e os contextos que evocam facilitam o tratamento da educação para a paz, o acolhimento, o respeito, a coeducação e a diversidade cultural. Este artigo apresenta um repertório de canções que fazem parte da formação de alunos de educação infantil e primária da Universidade de Almeria (Espanha), bem como de escolas de Almeria e da província que participam de concertos didáticos e solidários.

Palavras-chave : canções; educação em valores; emoções; integração; interculturalidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Espanhol | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )