SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Educa[n]ção intercultural: canções baseadas em contos para uma educação interculturalConectando-se pelo coração: experiências narradas sobre leitura e escrita em tempos de pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

FERREIRA, Lúcia Gracia et al. Aprendizagem da docência na pandemia: o Programa de Mentoria On-line da UESB. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10046.  Epub 02-Jan-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10046.

Este artigo tem por objetivo apresentar o Programa de Mentoria On-line da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Itapetinga, e as contribuições para a formação inicial e continuada de bolsistas da ação de extensão. A pesquisa qualitativa e exploratória abarcou os relatórios finais de três bolsistas do programa como objeto de análise. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo a partir de duas categorias, sendo: perspectivas formativas e construção de saberes. As narrativas revelaram as contribuições desta ação no processo de compreensão da entrada na docência, ainda que as aprendizagens da docência destas bolsistas incluem partilha de saberes sobre o ensinar e como ensinar, empatia com o outro, conhecimento sobre apoio e assessoramento profissional e um novo olhar sobre o processo ensino-aprendizagem, construídas pelas futuras profissionais. Portanto, pensar a profissão docente, seus desafios e dificuldades se configura como indicativos relevantes para esse Programa.

Palavras-chave : indução profissional; programa de mentoria; desenvolvimento profissional docente; aprendizagem da docência; pandemia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )