SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Aprendizagem da docência na pandemia: o Programa de Mentoria On-line da UESBA vida numa encruzilhada: jovens do ensino médio entre o desejo e a necessidade de projetar o futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

LOECH, Gabriela  e  PASSEGGI, Maria da Conceição. Conectando-se pelo coração: experiências narradas sobre leitura e escrita em tempos de pandemia. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10382.  Epub 18-Jul-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10382.

Este artigo tem por objetivo tecer considerações sobre práticas de leitura e escrita com base no que narram dez professoras da Educação Infantil sobre suas experiências com as crianças em tempos de pandemia. O trabalho adota a perspectiva epistemológica de pesquisa (auto)biográfica em educação, no diálogo com autores que contribuem para problematizar essas narrativas da experiência vivida nos processos de coformação e auto(trans)formação docente. Articulam-se aqui competência técnica e compromisso político, considerados incontornáveis para acompanhar crianças de 4 a 5 anos de idade no processo de apropriação da leitura e da escrita como condição fundante para o exercício da cidadania. Finaliza-se com a defesa de que a reflexão conjunta entre professoras e formadoras sobre experiências, dúvidas, fazeres e deveres inerentes às práticas pedagógicas tem muito a contribuir para a produção do conhecimento científico na pesquisa educacional com base em um saber encarnado.

Palavras-chave : narrativas da experiência; coformação e autotransformação; leitura e escrita na pré-escola; pandemia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )