SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A vida numa encruzilhada: jovens do ensino médio entre o desejo e a necessidade de projetar o futuroFundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação: desvelando os pressupostos da formação para o século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

SILVA, Maria Quitéria da  e  FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. A precarização do ensino na pandemia da Covid-19: impactos na inclusão do universitário com deficiência visual. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e8658.  Epub 18-Jul-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e8658.

Este artigo objetiva explicitar os desafios e as barreiras imbricadas na prática docente no tocante à inclusão de universitários com deficiência visual em tempos de pandemia da Covid-19. Segue os fundamentos da Psicologia Sócio-Histórica e do Materialismo Histórico Dialético. Participaram da pesquisa seis universitários com deficiência visual de cursos de graduação de uma universidade pública do Nordeste do país. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada, que foi realizada individualmente pelo Google Meet. Para a análise dos dados, utilizaram-se os núcleos de significação. Os resultados apontaram que a falta de conhecimento acerca da inclusão da pessoa com deficiência visual, aliada à falta de apropriação das ferramentas digitais e às múltiplas demandas, contribuiu para a prática pedagógica excludente que se pauta num viés ideológico corponormativo. Contudo, considera-se que o ensino remoto potencializou a precarização da prática docente, consequentemente agudizou a exclusão dos universitários com deficiência visual.

Palavras-chave : universitários; deficiência visual; prática docente; ensino remoto.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )