Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
SPRICIGO, Fabrício e MARTINS FILHO, Lourival José. Fundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação: desvelando os pressupostos da formação para o século XXI. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e9153. Epub 18-Jul-2023. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e9153.
O estudo, de natureza documental e bibliográfica, vincula-se à discussão entre Políticas Educacionais e Formação Docente. Busca conhecer os fundamentos epistemológicos do Movimento Santa Catarina pela Educação, que congrega um conjunto de ações sob a liderança das principais associações empresariais catarinenses. Aborda o alicerce filosófico-científico que dá sustentação ao movimento. Para captar sua base epistemológica, utiliza como metodologia a seleção e análise (ancorada no método dialético) dos principais materiais disponibilizados no site do movimento até o ano de 2021. As categorias que emergem da pesquisa são: Sociedade da Informação e do Conhecimento, Teoria do Capital Humano, Competência e Neurociência. Conclui-se que a formação educativa no âmbito do movimento é emblemática para adequar a sociedade aos novos parâmetros civilizatórios. Nesse contexto, a educação submetida ao mercado adquire centralidade no que se refere à escolarização no século XXI, especialmente para a adaptação de indivíduos ajustados ao mundo do trabalho flexível.
Palavras-chave : Santa Catarina pela Educação; mercado; competência; neurociência.