SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8As estratégias de aprendizagem na formação inicial de docentes: uma revisão sistemática da literaturaA formação continuada de professores/as em uma escola do campo em Parintins/AM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ROBERTO, Alex Moreira. Liderança pedagógica dos gestores escolares e o desenvolvimento profissional docente: uma revisão sistemática. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10818.  Epub 23-Fev-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10818.

Este estudo trata da importância do papel dos gestores escolares como líderes do trabalho realizado na escola, bem como da liderança pedagógica como o processo de influência em função da melhoria do ensino e da aprendizagem. Com o objetivo de identificar as contribuições e desafios dos gestores frente ao desenvolvimento profissional docente, realizou-se uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2010 e 2019. Foram analisados 26 estudos de 20 países distintos em revistas de indexação Web of Science e Scielo, e os resultados encontrados foram categorizados em cinco temas: sistema, lugar, pedagogia, pessoas e pessoal. A análise de conteúdo dos estudos ressalta: a influência das políticas públicas; a necessidade de maior equilíbrio entre as demandas administrativas e pedagógicas; as lacunas vinculadas à formação dos gestores; a observação de aula como estratégia mais disseminada; e a importância da confiança no processo desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave : liderança pedagógica; gestão escolar; desenvolvimento profissional docente; escola..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )