SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Liderança pedagógica dos gestores escolares e o desenvolvimento profissional docente: uma revisão sistemáticaO papel do debate on-line na construção das competências profissionais dos futuros especialistas (filólogos) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

SOUZA, Érica de Souza e; BORGES, Heloisa da Silva  e  NASCIMENTO, Gabriel Rodrigues do. A formação continuada de professores/as em uma escola do campo em Parintins/AM. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11926.  Epub 23-Fev-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11926.

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Visa apresentar a formação continuada de professores/as que atuam em escola do campo em Parintins, Amazonas. Encontra-se fundamentado nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Borges (2015), Borges e Souza (2021), Caldart (2012), Coelho (2017), Molina e Antunes-Rocha (2014), Pimenta (2015), Souza (2017) e outros autores. Os resultados apontam que as formações continuadas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Parintins nem sempre atendem às necessidades, particularidades e singularidades dos docentes que trabalham em escolas do campo desse município. Conclui-se ser emergente uma formação de professores/as alinhada aos princípios da Educação do Campo, que possa contribuir para a práxis do/a professor/a do campo, pautada numa perspectiva crítica de emancipação humana, nas suas intermediações com a realidade da classe trabalhadora camponesa.

Palavras-chave : Educação do Campo; escola do campo; formação continuada de professores/as..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )