SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8O papel do debate on-line na construção das competências profissionais dos futuros especialistas (filólogos)Implementação da estratégia de mapeamento mental visual para melhorar a competência linguística dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ASSIS, Valdegil Daniel de; NEVES, Vanusa Nascimento Sabino  e  ARAGAO, Wilson Honorato. Um balanço da produção científica brasileira sobre trabalho docente (2008-2023). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11805.  Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11805.

Objetivou-se compreender as principais discussões científicas suscitadas nas pesquisas brasileiras sobre o trabalho docente. Realizou-se um estudo bibliométrico utilizando o software VOSviewer®. O corpus constitui-se por 286 registros extraídos da Web of Science, publicados de 2008 a 2023. As palavras-chave mais representativas nortearam a identificação de seis eixos temáticos: condições de trabalho adversas à saúde dos professores; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no trabalho docente; singularidades no trabalho docente; trabalho docente e políticas educacionais; precarização do trabalho docente; e trabalho docente na educação infantil. Os achados da pesquisa apontam para a precarização do trabalho docente no Brasil, que é antiga, mas foi acentuada com a pandemia da Covid-19 e a inefetividade política. Estratégias estão em curso com o escopo de mitigar essa situação, incluindo estímulo à formação inicial e continuada dos professores. Para superar as contradições históricas que afligem a educação e os professores, é fundamental que esse debate seja perene.

Palavras-chave : trabalho docente; políticas públicas em educação; formação inicial; condições de saúde..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )