SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Um balanço da produção científica brasileira sobre trabalho docente (2008-2023)Decisões de uma universidade federal referente à formação na graduação durante a pandemia da Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

DERBAK, Olha et al. Implementação da estratégia de mapeamento mental visual para melhorar a competência linguística dos alunos. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11234.  Epub 23-Fev-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11234.

As oportunidades do processo educativo podem ser ampliadas através da utilização de mecanismos inovadores. O objetivo do trabalho é determinar a eficácia do ensino como resultado da implementação da estratégia Visual Mind Mapping para melhorar a competência dos alunos em línguas estrangeiras. O método teórico geral de comparação, cálculo do coeficiente de concordância, do coeficiente de eficiência e do teste de Whitney-Wilk permitiram atingir o objetivo. Garantimos a aprendizagem através de mecanismos educativos, que incluíram a visualização de informações e o desenvolvimento da atividade intelectual. Proporcionamos também o estudo de novas palavras, o uso de tecnologias digitais (Writer, Rosetta Stone, Busuu), o desenvolvimento de habilidades de comunicação e o aprimoramento de competências profissionais. Foi constatado entre os alunos que a utilização do Visual Mind Mapping contribui para a obtenção de um alto nível de conhecimento em menor tempo. A aposta no modelo Kirkpatrick permitiu constatar que a maioria dos alunos adquiriu um elevado nível de competência em línguas estrangeiras após testar os seus conhecimentos. Os alunos têm uma atitude positiva em relação à aprendizagem usando o Visual Mind Mapping. O significado prático do artigo é a possibilidade de envolver tecnologias inovadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira. As perspectivas de futuras pesquisas são comparar a eficácia da aprendizagem usando o Visual Mind Mapping para alunos do primeiro e último ano.

Palavras-chave : visualização de informações; mapa mental; tecnologias digitais; modelo Kirkpatrick; autoaprendizagem..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )