SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Decisões de uma universidade federal referente à formação na graduação durante a pandemia da Covid-19Um mapeamento sobre Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: panorama científico-brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

KHUL, Marcelo Guilherme  e  PONTAROLO, Edilson. Lacuna de tecnologia na Formação Docente: uma análise na perspectiva do pensamento reflexivo. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11850.  Epub 23-Fev-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11850.

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa de mestrado que, à luz do conceito de educação reflexiva, investigou processos formativos relativos à apropriação e uso de novas tecnologias de informação e comunicação pelos estudantes de um Curso de Formação de Docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em nível médio, na modalidade normal, de um colégio estadual do Paraná. Empregamos aporte teórico da epistemologia do pensamento reflexivo e de autores que problematizam relações entre tecnologia e educação. Esta pesquisa qualitativa empregou amostragem intencional. Os dados analisados especificamente neste artigo foram obtidos por meio de entrevista de grupo focal realizado com estudantes do quarto ano do referido curso. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo para formação de categorias. Os resultados indicam que é necessário intensificar a formação inicial e continuada na educação em termos de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Palavras-chave : formação de professores; curso normal; educação reflexiva; processos formativos; novas tecnologias de informação e comunicação..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )