SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Formação docente e mídia-educação mediada com a utilização do jogo Comenius PocketA linguagem escrita em uma instituição de educação infantil: concepções e práticas em interação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

VIEIRA NETO, Octavio Silvério de Souza  e  BRUNO, Adriana Rocha. Constituição do ser docente e ciberformação em docências universitárias: práticas discursivas e ontologia do presente. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11232.  Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11232.

O artigo apresenta resultados preliminares de tese em curso que objetivou compreender as práticas discursivas que constituem o ser docente universitário e os processos de ciberformação decorrentes. Qualitativa, multirreferencial e articulada com a metodologia da conversa, a investigação tem um enfoque arqueogenealógico e busca criar uma ontologia do presente do ser docente. Os dados produzidos/analisados em conversas online com vinte e nove professores atuantes no ensino superior em cursos de licenciaturas em quatro continentes, América, África, Europa e Ásia, constituíram três Unidades Categoriais de Análise das práticas discursivas docentes: a virtualidade, a intersubjetividade e a ciberformatividade. Entrecruzados com o referencial teórico da pesquisa, a saber, Nietzsche, Foucault, Deleuze, Han, Lévy, Zuboff, Hooks, Agamben, Najmanovich, Freire, Moraes, Bruno, os dados fizeram emergir pistas, apontando como, nas docências universitárias, o ser docente e processos de ciberformação podem promover emancipação e consciência tecnológica crítica aos sujeitos.

Palavras-chave : Ser Docente; Ciberformação; Práticas Discursivas; Ontologia do Presente; Docências Universitárias..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )