SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Constituição do ser docente e ciberformação em docências universitárias: práticas discursivas e ontologia do presentePrograma Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado: principais diferenças na inserção profissional de futuros docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

AQUINO, Pedro Neto Oliveira de; ALMEIDA, Larissa Naiara Souza de  e  DIEB, Messias Holanda. A linguagem escrita em uma instituição de educação infantil: concepções e práticas em interação. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11492.  Epub 23-Fev-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11492.

Analisamos, neste artigo, a percepção de professores sobre práticas de/com linguagem escrita desenvolvidas com duas turmas de crianças em uma instituição pública de Educação Infantil. Como fundamentação teórica, utilizamos os estudos de Vygotsky (2007), de Sepúlveda e Teberosky (2011), relacionados com as ideias de Abramovay e Kramer (1985), Kishimoto (2010) e Martins (1991) sobre a relação entre criança e linguagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de duas professoras de Educação Infantil em sessões de observação com registros escritos e visuais, e uma experiência de grupo focal. Constatamos que a linguagem escrita era concebida como um conhecimento com o qual as crianças deveriam interagir e se apropriar, reconhecendo nesse objeto/instrumento de conhecimento especificidades de ensino/promoção pelas docentes e de aprendizagem/desenvolvimento pelas crianças, tratando-se de um conhecimento socialmente relevante. Todavia, não identificamos situações significativas em que a linguagem escrita fosse abordada na perspectiva do letramento.

Palavras-chave : educação infantil; linguagem escrita; práticas pedagógicas..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )