SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Análise da produção acadêmica brasileira sobre o campo da formação docente: reflexões à luz da sociologia configuracional de Norbert EliasEscrevivências em conexão com a Educação Básica: memórias, saberes e fazeres sociológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

RODRIGUEZ LOPEZ, Mauricio. Metodologias ativas no ensino de música no ensino fundamental: aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11203.  Epub 06-Abr-2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11203.

A necessidade de desenvolver benefícios cognitivos, motores e emocionais na aula de música do ensino básico torna necessário dotar os futuros professores da licenciatura em Educação de ferramentas e metodologias capazes de motivar os alunos. Este artigo de investigação-ação, que coloca a questão de investigação: os jogos musicais podem melhorar a aprendizagem através do desenvolvimento de competências musicais utilizando boomwhackers?, apresenta o trabalho desenvolvido com alunos da licenciatura em Ensino Básico durante 2022 e 2023 aplicando a aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers para desenvolver o currículo da disciplina didática de educação musical em ensino primário. Como defende Lafuente (2019), o trabalho de projeto é essencial para melhorar o desempenho e motivar os alunos, além disso, é necessário vincular as experiências musicais em sala de aula com os interesses e experiências dos alunos (Giráldez, 2019), utilizando a aprendizagem baseada em jogos com instrumentos práticos como os boomwhackers. O projeto de aprendizagem baseado em jogos com tubos de som melhora a aprendizagem musical ativa e participativa. Mais de 90% dos participantes planejam utilizar a aprendizagem baseada em jogos e boomwhackers na sua futura prática docente no ensino primário.

Palavras-chave : educação musical; aprendizado; jogos; educação superior..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )